30/07/2014

Média de preço do milho em Mato Grosso está 5,3% maior este mês

A média do preço do milho em Mato Grosso, este mês, está 5,3% mais elevada que no mesmo período do ano passado. O apontamento é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no boletim desta semana, destaca “os prêmios portuários, que amenizaram a queda característica da entrada de produto no mercado”, apesar do valor não ser ideal.

Segundo o instituto, em Paranaguá, “o milho que era embarcado há um ano sofria um decréscimo de R$ 2,91/sc, já neste ano recebe um incremento de R$ 4,98/sc. Esta melhora no prêmio fez com que a diferença de base entre as cotações do cereal em Mato Grosso e na CBOT fosse reduzida em R$ 2,45/sc desde o início do ano”.

Conforme o Imea, isso acaba “indicando como as cotações internas do cereal têm reagido bem ao incentivo do prêmio. Assim, os produtores mato- grossenses podem aproveitar essa melhora considerável dos preços vinda do prêmio no porto para negociar a produção”.

A colheita do milho em Mato Grosso já chega a 65,8% dos pouco mais de 3 milhões de hectares previstos em Mato Grosso. O Instituto apontou no que o “produto que foi retirado da lavoura até o momento tem apresentado boa produtividade e qualidade, com umidade dentro do normal e poucas avarias”.