31/07/2014

Boi gordo: diminuiu o espaço para especulações

Depois da saída de boiadas de cocho, que foi acima da esperada em julho, fica a expectativa da oferta de gado de confinamento para o próximo mês. Isso pressionou as cotações do boi gordo. Porém, em São Paulo já ficou mais difícil comprar boiadas nos últimos dias.

Algumas empresas, embora ainda sigam pressionando o mercado, aumentaram em R$1,00/arroba as ofertas de compra. Nos R$120,00/arroba, à vista, é que as escalas evoluem. Ainda existem ofertas de compra de até R$117,00/arroba à vista, mas são indústrias que completam, pelo menos metade de suas escalas, com boiadas a termo ou comprando nos estados vizinhos.

Diminuiu o espaço para especulações. O mercado está mais ajustado. A mudança de preços em somente quatro praças colabora com isto. A ligeira melhora nas vendas de carne, em função da proximidade do pagamento de salários, ajuda. A demanda atrapalhou bastante o mercado do boi gordo em julho. O boi casado de animais castrados, cotado em R$7,59/kg, atingiu o maior preço desde o começo de julho, o que melhorou a margem dos frigoríficos.