07/08/2014

Brasil pode atender demanda por frango da Rússia após embargo aos EUA

A indústria de carne de frango do Brasil tem condições de atender "tranquilamente" uma demanda adicional da Rússia, decorrente de um embargo russo ao produto norte-americano, disse nesta quarta-feira (06) o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

Ele afirmou, durante evento do setor, que o Brasil teria condições de exportar adicionalmente 150 mil toneladas de carne de frango ao ano para a Rússia, cobrindo a cota destinada aos EUA.

"As 150 mil (que os EUA vendem à Russia) poderiam ser nossas", afirmou Turra a jornalistas, lembrando que o Brasil já exportou mais de 300 mil toneladas aos russos.

No ano passado, as vendas do país à Rússia atingiram cerca de 60 mil toneladas.

O Brasil é o maior exportador global de carne de frango, tendo entre as principais empresas do setor a BRF e a JBS, que também tem importante operação avícola nos EUA.

O serviço de vigilância veterinária e fitossanitária da Rússia afirmou nesta quarta-feira (06) que vai embargar importações de carne de frango dos Estados Unidos, seguindo a ordem dada pelo presidente Vladimir Putin para que os órgãos governamentais preparem uma lista de itens banidos, disse o porta-voz do órgão Alexei Alekseenko.

O governo russo determinou embargo a produtos agropecuários procedentes de países que aplicaram sanções contra a Rússia por conta da crise com a Ucrânia.

"Se eles, hoje, por força das circunstâncias políticas, deixassem de comprar (dos EUA), nós aumentaríamos as plantas habilitadas, e já poderíamos suprir esta demanda", disse Turra, acrescentando que o Brasil deve ter hoje em torno de 20 unidades habilitadas a exportar para a Rússia.

"O Brasil tem condições, e nós temos uma capacidade ociosa muito grande."

Com maiores vendas à Rússia em 2014, o Brasil poderia exportar mais do que o recorde de 4 milhões de toneladas projetado para o ano, disse o vice-presidente para aves da ABPA, Ricardo Santin.

Turra disse ainda que as novas vendas para a Rússia poderiam colocar o país novamente entre os principais importadores do produto brasileiro, que incluem Arábia Saudita e Japão.

A Rússia anunciou também nesta quarta-feira (06) que irá permitir que o Brasil aumente significativamente suas exportações de carne e laticínios ao país.