Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

19/08/2014

Refúgio para Bt deverá ser fixado em 20%

O setor produtivo e o governo federal finalizam nesta semana o texto da portaria do refúgio para o plantio de variedades geneticamente modificadas com a tecnologia Bt. A reunião será realizada na quinta-, dia 21, no Ministério da Agricultura, com os integrantes do Grupo de Trabalho de Manejo e Resitência (GTMAR), formado para discutir o assunto. Participam pesquisadores da Embrapa, USP/Esalq e Universidade de Grande Dourados (MS), além de representantes de entidades como Aprosoja, Abramilho, Abrapa e Abrasem.

O texto trará o percentual das empresas detentoras das tecnologias, que recomendam 20% da lavoura deverá ser reservada para área de refúgio. A decisão agrada às entidades do setor produtivo, que acreditam que 20% de área de refúgio é um índice considerável. Também defendem que, neste primeiro momento, o ideal é seguir a recomendação das empresas, que tem base científica a respeito da eficácia nas lavouras.

A portaria será publicada até o fim do mês, de acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, e prevê que o grupo de trabalho analise os resultados do uso de 20% de refúgio, e, se considerar necessário, sugira alterações para os próximos plantios. 
Fonte: