20/08/2014

Parceria para agilizar liberação de recursos do Programa ABC

Será assinado, amanhã, um Termo de Cooperação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Agricultura, Pecuária  e Abastecimento, a Embrapa, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban/INFI) e a Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE)  para agilizar a liberação de recursos do Programa ABC. “As dificuldades  na  elaboração e análise de projetos de agricultura de baixa emissão de carbono  representam hoje o maior entrave deste programa de financiamento do governo. E com essa parceria vamos qualificar nossos técnicos e os profissionais de instituições financeiras para padronizar os projetos e agilizar a liberação dos recursos” conta João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do SENAR.

O Termo de Cooperação prevê o desenvolvimento de um programa de capacitação para projetistas e analistas financeiros e a elaboração de roteiros de projetos  para cada uma das tecnologias ABC, nas diversas regiões do País.

“Cada parceiro terá uma atribuição.  O SENAR vai selecionar os multiplicadores, participar da elaboração do material didático e desenvolver treinamentos dos projetistas e analistas dos bancos. A Embrapa fará a  capacitação dos multiplicadores do SENAR nas técnicas da agricultura de baixo carbono.  A FEBRABAN e a ABDE vão demandar os treinamentos para seus projetistas e analistas. Ao MAPA caberá o apoio técnico e a divulgação das diretrizes do Plano ABC e o BNDES irá coordenar as ações do termo de cooperação” explica o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara.