Após três sessões consecutivas de queda, os preços da soja voltaram a subir na Bolsa de Chicago e, na manhã desta quinta-feira (21), operam em campo positivo durante a sessão eletrônica. Quem lidera os ganhos é o vencimento setembro/14, que reflete o mercado à vista e, consequentemente, a oferta ainda ajustada diante de uma demanda que não dá sinais de desaquecimento.
Os futuros da oleaginosa passam por um movimento de correção técnica depois das últimas quedas e observa os compradores de volta ao mercado, frente a preços mais atrativos, segundo explicam analistas. Assim, por volta das 7h40 (horário de Brasília), o contrato setembro subia 11,75 pontos, enquanto os demais avançam pouco mais de 6 pontos, e o novembro, referência para a safra norte-americana, era cotado a US$ 10,52 por bushel.
Hoje, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo boletim de exportações semanais e os últimos números mostravam que as vendas norte-americanas da safra 2013/14 ainda continuavam acontecendo, mesmo diante dos menores estoques finais dos últimos tempos no país. Assim, os dados divulgados hoje deverão mexer com o humor do mercado, ao menos no curto prazo.
Fonte: