22/08/2014

Frete da soja tem variação semanal negativa de até 7% em Mato Grosso

O frete da soja caiu consideravelmente em 3 cidades do Estado. É o que aponta o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no último boletim, mostra redução de 7,69%, de Canarana com destino a Santos, ficando a tonelada em R$ 180. Já de Sorriso a Paranaguá houve diminuição de 4,35%, com cotação de R$ 220. De Rondonópolis ao mesmo destino, o valor é de R$ 165 (-2,94%).

Segundo o instituto, o preço disponível da soja apresentou leve alta de 0,32% no mercado interno, fundamentada na elevação da demanda interna para beneficiamento da oleaginosa no Estado. “Sofreram algumas oscilações durante a última semana refletindo as informações do relatório de safra do USDA. Apesar disso, observa-se que os preços ainda estão acima dos praticados no mesmo período de 2013, sob a análise de que o mercado interno está disposto a pagar um valor maior para esmagamento neste momento se comparado ao ano passado”.

Conforme o Imea, “os preços futuros internos, contudo, não apresentam o mesmo otimismo. Os contratos para março de 2015 estão apresentando preço bastante inferior ao que se notava nos contratos negociados em 2013 para março de 2014. Dadas tais circunstâncias, os negócios de contratos futuros apresentam-se bastante pontuais dando ritmo lento à comercialização da próxima safra”.

De acordo com a entidade, “atualmente, a diferença entre os preços spot e os preços futuros internos é de R$13,83/sc, indicando R$ 8,61/sc a mais na mesma diferença em 2013. Isso se justifica pela tendência baixista do mercado internacional, que indica grande oferta para a próxima safra”.