Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

28/08/2014

Conselho Agropecuário do Sul define ações relevantes para a agricultura sustentável

Os representantes dos Ministérios da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai reuniram-se em Assunção, no Paraguai, nos dias 21 e 22 de agosto, para a XXVIII reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). Os principais temas abordados foram  agricultura sustentável e compras públicas na agricultura. Nas duas declarações da reunião, os membros do CAS se comprometeram a adotar medidas conjuntas planejadas, que permitam ações de adaptação aos efeitos causados pelas mudanças climáticas e para a conservação do solo.
 
No âmbito da agricultura sustentável, o grupo declarou que vai apoiar a pesquisa, a inovação e o uso de novas tecnologias que contribuam de modo sustentável para uma maior produção de alimentos. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelles, que representou o Mapa na reunião do CAS, o encontro foi positivo, pois serviu de diálogo entre os países que fazem parte do Conselho. “O Brasil e o Paraguai têm experiência no assunto das compras públicas orientadas para a agricultura familiar, por exemplo. Por isso foi possível uma troca de conhecimentos sobre o assunto”, explicou.
 
Os países do CAS também decidiram adotar intervenções conjuntas planejadas para adaptação aos efeitos causados pela mudança climática, para reduzir as emissões de efeito estufa, a qual traz resultados para a agricultura, para a população rural e para a  segurança alimentar global.
 
Para melhorar o intercâmbio de informações entre os países do CAS, o grupo definiu que nos próximos encontros o tema da agricultura sustentável deve ser feito por meio de um enfoque multidisciplinar, que possa ser adaptável e flexível de acordo com as problemáticas específicas de cada país. Outro tema em destaque foi a necessidade de se fazer o intercâmbio de experiências no tema “uso e manejo dos solos para a agricultura”, com maior difusão de informação técnica, econômica e de experiências na região.
 
A segunda reunião deste ano do CAS contou também com a participação de grupos especializados em políticas como a Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias (REDPA), o Comitê Veterinário Permanente (CVP) e o Comitê de Sanidade Vegetal (COSAVE).
 
O CAS foi fundado em 2003 e tem como objetivo promover a articulação do sistema agropecuário desses países, debater e desenvolver ações e políticas públicas para o setor. As reuniões são realizadas duas vezes por ano. Atualmente o presidente do CAS é o ministro da Agricultura do Chile, Carlos Furche.
 
Fonte: