Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

11/09/2014

Especialista da Esalq aborda desafios das exigências técnicas e sanitárias

A 7ª Interconf (Conferência Internacional de Confinadores) promoverá debate sobre ‘Os desafios do Brasil para enfrentar as exigências técnicas e sanitárias do mercado internacional’, com apresentação da professora da Esalq/USP Silvia H. G. de Miranda. A apresentação está marcada para o dia 16 de setembro, das 14h às 15h, no Oliveira’s Place, em Goiânia (GO).

A discussão envolverá situações recentes sobre exigências técnicas e sanitárias, inclusive aquelas de natureza ambiental, cuja discussão acaba sendo conduzida no âmbito de questões técnicas. Uma das propostas da especialista da Esalq/USP é distinguir medidas não tarifárias de barreiras não tarifárias, de forma a esclarecer que há uma questão de legitimidade e de objetivos da imposição dessas medidas – que podem traçar uma linha tênue entre uma exigência e uma exigência que se configure como barreira comercial.

“Tanto as exigências técnicas (por exemplo, relacionadas à rastreabilidade e ao bem-estar animal) quanto às sanitárias (como o caso das restrições que o Brasil enfrenta no comércio de carne bovina in natura devido à febre aftosa) podem ter impacto significativo sobre o comércio internacional e um dos setores mais afetados é, tradicionalmente, o de carnes e derivados”, comenta a professora Silvia Miranda.

“Fica claro, portanto, que tais exigências impõem a necessidade de prover informação ágil para o setor produtivo, estruturar laboratórios e os setores fornecedores de insumos, de modo a criar condições de atendimento a esses requisitos técnicos e sanitários, além da necessidade de estruturar os serviços sanitários oficiais para monitorar e orientar o setor privado e para desenvolver um arcabouço legal técnico e sanitário que dê amparo ao setor privado”, ressalta a especialista.

Interconf 2014 – O maior evento da pecuária intensiva da América Latina (15 a 18 de setembro de 2014, em Goiânia) debaterá oportunidades e desafios do setor pecuário e estratégias aplicadas para o crescimento da produção de carne bovina no Brasil, com temas relacionados à política e ao mapeamento do consumo de carne no Brasil, incluindo palestra de abertura do jornalista da Rede Globo e Globonews, Alexandre Garcia.

A Interconf também terá minicursos técnicos voltados aos peões, capatazes e gestores de fazendas e discutirá: cenário econômico e perspectivas de consumo no Brasil; diferentes sistemas de produção e como o produtor pode aumentar sua produtividade/rentabilidade; desafios para ampliação do mercado internacional e como vender; e aspectos positivos da carne brasileira.

As inscrições para a Interconf 2014 já estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site do evento (www.interconf.org.br) ou na ASSOCON, pelo telefone (62) 3432-0395.
 
 
Evento
 
Conferência Internacional de Confinadores - Interconf 2014
Data: 15 a 18 de setembro de 2014
Local: Centro de Eventos do Oliveiras's Place, em Goiânia (GO)
Horário: 8 às 18 horas
 
Fonte: