16/09/2014

Mercado da soja tem mais um dia de alta e opera acima dos US$ 10

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago registram mais um dia de altas nesta terça-feira (16) e os vencimentos mais distantes conseguiram recuperar o patamar dos US$ 10,00 por bushel. Por volta das 7h50 (horário de Brasília), as posições mais negociadas subiam mais de 8 pontos e o contrato março/15 era cotado a US$ 10,13.

Para analistas, os ganhos observados em Chicago nessa semana são reflexo de um movimento técnico de recuperação depois das fortes baixas registradas há algumas semanas e das especulações sobre a onda de frio que se aproxima do Meio-Oeste dos Estados Unidos.

No último final de semana geou em alguns dos principais estados produtores de grãos do Corn Belt e trouxe, para uns, grande preocupação e para outros, nem tanto. O presidente de uma consultoria em Omaha, Nebraska, afirma que "houve algum dano e os produtores poderão ter grãos menores de soja e alguns com menor percentual de óleo".

Por outro lado, o Commodity Weather Group, importante instituto meteorológico dos EUA, informou em nota que "embora algumas geadas leves tenham atingido o noroeste do Meio-Oeste, o frio foi bem menos intenso do que o que vinha sendo indicado na semana passada. Dessa forma, as possíveis perdas para a soja e para o milho continuam sendo mínimas, em toda a região, por enquanto".