Ainda volátil e depois de um fechamento negativo na sessão anterior, o mercado internacional da soja opera com ligeiros ganhos na manhã desta quarta-feira (17) na Bolsa de Chicago. Por volta das 7h40 (horário de Brasília), os principais contratos tinham alta de pouco mais de 3 pontos, com o novembro/14 valendo US$ 9,84 e o março/15 cotado a US$ 10,00 por bushel.
Analistas acreditam que os próximos dias devem ser de movimentações pouco expressivas para a oleaginosa na CBOT, uma vez que os números sobre a nova grande safra dos Estados Unidos já são conhecidos e foram precificados e o impacto de um aumento da demanda deve chegar de forma um pouco mais lenta sobre as cotações.
Além disso, as especulações sobre o clima no Meio-Oeste americano devem acentuar a volatilidade que vem sendo observada pelos investidores, principalmente sobre a onda de frio registrada no Corn Belt e as ocorrências de geadas em importantes estados produtores.
Paralelamente, o mercado começa a dar atenção também ao início da nova safra do Brasil, que começa a ser plantada nos próximos dias. E em algumas regiões as condições climáticas não se mostram muito adequadas por conta de, entre outros fatores, falta de chuvas em volumes adequados.
Fonte: