Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

23/09/2014

Cooperativas esperam uma boa safra

Apesar dos baixos preços da soja no momento, as cooperativas do Paraná também esperam uma ampliação na área plantada, avançando sobre parte da área destinada para o milho e o feijão. Ao todo, o setor cooperatista responde por 65% da produção paranaense da oleaginosa. Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), espera uma boa safra para os cooperados.

Mesmo com o preço da cultura desvalorizado, Turra salienta que a oleaginosa continua remuneradora. "O que poderemos ter é uma dificuldade maior de comercialização do grão no próximo período, já que os estoques internacionais deverão estar cheios devido à boa safra americana", observa gerente da Ocepar. João Kapsumi Nazima, produtor na região de Guaravera (Norte), deverá plantar só soja neste ano porque a cultura está mais competitiva em relação ao milho.

Apostando na cultura, Nazima até arrendou mais uma área para aumentar a sua produção. Ao todo, ele deverá semear nesta safra 273,6 hectares, contra 225,6 hectares da temporada anterior. O agricultor espera colher no atual ciclo 54,16 sacas por hectare, índice de produtividade semelhante ao alcançado na safra anterior. "No verão, a soja sempre é a melhor escolha", completa o produtor.

Armazenagem

Turra afirma que, com os estoques internacionais abastecidos, as importações do grão do Brasil poderão reduzir e, com isso, aumentar os estoques internos. O gerente técnico da Ocepar frisa que será preciso escoar o quanto antes a safra de inverno para dar espaço para quando começar a colheita da soja. Ele afirma que os próximos leilões realizados pelo governo por meio da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) ajudarão no escoamento da produção. (R.M.)
Fonte: