20/08/2013

Imea aponta recorde no abate de bovinos em Mato Grosso

Weverton Correa

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que pouco mais de 3,4 milhões de cabeças de gado foram abatidas, entre janeiro e julho, em Mato Grosso. O instituto informou, na tarde de ontem, que esse foi o maior volume para um período destes meses já registrado. Julho contabilizou o maior abate da história contabilizado em um mês, 563 mil cabeças. O Imea destacou no boletim da bovinocultura que dos abates de julho, pela primeira vez no ano mais machos foram abatidos, correspondendo a 55,58, e as fêmeas, por consequência, participaram com 44,42% do total. "Quando esmiuçados ainda mais os dados, percebe-se que a maior parte dos abates foi de machos com idade de 24 a 36 meses, correspondendo a 38,93% do total abatido em julho. Assim, os primeiros indícios da entrada de bois confinados no Estado começam a surgir e, para corroborar com os dados do Indea, houve relatos de compradores, em julho, de que a oferta desses animais estava aumentando".

O instituto frisou que "deve-se considerar que no cenário projetado para o confinamento em 2013, as entregas realizadas em julho só foram possíveis para aqueles que possuíam uma estratégia com relação à compra de animais e insumos alimentares, principalmente bem definida em abril, não sendo a realidade da maioria".

No boletim é destacado que segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), julho registrou a segunda maior receita do ano com as exportações de carne bovina, totalizando US$ 90,7 milhões. A maior receita obtida foi em abril, registrando um total de US$ 96,2 milhões.