Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

25/09/2014

Qualidade do leite gaúcho será debatida na Agrotecno Leite 2014

Desde julho de 2014 os produtores gaúchos de leite podem obter informações sobre a qualidade do leite que estão produzindo. Com a instalação do Serviço de Análise do Rebanho Leiteiro (SARLE), na Universidade de Passo Fundo (UPF) em Passo Fundo (RS) pioneiro no Estado, é possível consultar todas as análises que são feitas pelo laboratório, do leite retirado na propriedade.

Conforme explica Carlos Bondan, professor da Universidade e coordenador do laboratório, assim que a análise é finalizada, seus resultados vão para um portal na internet, para que o produtor possa verificar o resultado. No descritivo do exame são apontados, caso hajam, possíveis problemas encontrados nas amostras e como resolvê-los para não acontecer mais. “Seguimos os padrões determinados pelo Ministério da Agricultura, através da Instrução Normativa 62, para estabelecer os parâmetros e o resultado é publicado em até sete dias após a chegada da análise no SARLE”, assinala o professor que proferiu uma palestra sobre o tema, durante a 8ª Agrotecno Leite, evento especializado no setor e que está sendo realizado até o dia 25, no Campus da UPF.

Bondan afirma que desde a abertura do laboratório já foram feitas mais de 130 mil análises mensais, abrangendo um universo de 45 mil produtores de todo o Estado. “Isto nos permite afirmar que o problema da qualidade do leite não está dentro da propriedade, com o produtor, e sim, em algum momento fora da porteira”, ressalta. Segundo ele o problema que mais se encontra no leite hoje é o elevado índice de células somáticas e contagem de bactérias totais “mas, quando este problema é detectado, o leite é descartado, garantindo a qualidade do produto ao consumidor”, assegura.

O coordenador estará entre os painelistas do evento: “O caminho da qualidade do leite: da porteira ao consumidor final” que acontece hoje, a partir das 14hs, no Centro de Eventos da UPF, em Passo Fundo, durante a Agrotecno Leite.

 

Fonte: