25/09/2014

Dados da Rentabilidade na Agricultura são apresentados em MT

O Seminário Rentabilidade na Agricultura, realizado hoje no auditório da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), vai apresentar os resultados do ano agrícola 2013/2014, com ênfase nas culturas de soja e milho. Cenários da próxima safra e sugestões de alternativas para solucionar os problemas, fazem parte da programação destinada a produtores rurais.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) vai apresentar um panorama de mercado que aborda as perspectivas de preços, dólar e câmbio para a safra que está começando.

As informações de rentabilidade foram obtidas com base nos relatórios de 167 propriedades rurais atendidas pelo Projeto Referência, que disponibilizaram os dados no software de gestão. A área total avaliada é de 150 mil hectares de soja. A compilação dos números é feita pelo Instituto de Desenvolvimento da Gestão Empresarial no Agronegócio (Igeagro).

Cada produtor já recebeu, via software, as informações de rentabilidade relacionadas a sua propriedade. Agora, de forma macro, será apresentado o desempenho das quatro regiões produtoras no estado, com rankings das mais e menos lucrativas.

“Além de identificarmos o desempenho regional, serão dadas soluções para as situações que resultaram no baixo desempenho de determinada atividade”, destacou Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja-MT.

Uma das alternativas que já pode ser antecipada é a união dos produtores por meio do cooperativismo. “Com o cenário apertado, a compra de insumos de forma conjunta é uma excelente medida para melhorar os ganhos”, frisou. Outra alternativa que será discutida durante a programação é a viabilidade da produção de etanol de milho em Mato Grosso.