Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

29/09/2014

Porto de Santos atinge recorde histórico na movimentação de contêineres

O Porto de Santos registrou em agosto último, o recorde mensal histórico na movimentação de contêineres com 338.978 teu (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés), superando a maior marca até então, verificada em novembro do ano passado com 327.359 teu.

O desempenho na operação de carga conteinerizadas já apresenta desde o ano passado um destacado incremento de produtividade, superando, inclusive, alguns dos principais complexos portuários do mundo como Roterdã, na Holanda, e Hamburgo, na Alemanha, na movimentação de contêineres.  

Em 2013, a carga conteinerizada atingiu um crescimento de 8,8%. O índice é o maior do Brasil no ano e superior a média mundial (4,8%), conforme a consultoria marítima Drewry Maritime Research. Como comparação, o maior porto do mundo em operação de contêineres, Xangai (China), obteve crescimento de 3,3% em relação a 2012 (Lloyds).
 
Entre os destaques na exportação está o aumento de 6,3 por cento no complexo soja (grãos e farelo), com o farelo de soja ampliando em 49,8 por cento os embarques realizados até agosto.

O Porto de Santos, localizado nos municípios de Santos e Guarujá, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro. O terminal exporta e importa grãos (soja, algodão, arroz e feijão, arroz, café, entre outros), fertilizantes, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.
 
Fonte: