06/10/2014

Plantio de soja começa em áreas isoladas na região de Sinop

A soja já começou a ser semeada após as primeiras precipitações na região de Sinop, no ciclo 14/15. Mas o presidente do Sindicato Rural Antonio Galvan, considera que o plantio ainda é mínimo, devido às chuvas somente em algumas áreas isoladas. “Não dá para citar nem mesmo um percentual, porque as chuvas foram esparsas em pontos isolados de Sinop, Santa Carmem e Vera”, pontuou.

Galvan ressaltou que apesar da cultura não estar em seu melhor momento, por ter apresentado um recuo no valor da saca, a área prevista, cerca de 1 milhão de hectares, não deve diminuir. “Alguns produtores devem destinar uma área para o plantio do arroz, que está com um preço melhor e pode ser uma opção, mas acredito que serão poucos. A maioria dos sojicultores já adquiriu os insumos, faz compromissos com venda antecipada, então não tem muito como fugir”.

Os produtores rurais de grande porte, não tiveram dificuldades na linha de crédito e já conseguiram viabilizar o pacote de tecnologias ao plantio, como adubo, semente e defensivos e continuarão apostando no cultivo da oleaginosa.

O plantio deve se intensificar nas próximas semanas e geralmente é finalizado na primeira quinzena de novembro. Cumprindo esse calendário, o início da colheita da oleaginosa começa no final de dezembro, com conclusão para janeiro do próximo ano.

Na semana passada, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontou que o plantio da soja chegou a 4,5% da área destinada à cultura em todo o Estado.

Das sete regiões monitoradas apenas a Nordeste não deu início à semeadura. No Médio-Norte foram 6,27% e no Oeste mato-grossense, atingiu 6,07%. Na projeção do Imea, a produção deve crescer 5,3%, passando de 27 milhões de toneladas.