Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

10/10/2014

Plantio de soja será recorde na região

O Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná de Pato Branco informou que entre 15 e 16% da área da safra 2014/15 de soja já foi plantada nos 15 municípios vinculados. Com relação ao milho a área prevista já está toda semeada.

Conforme o engenheiro agrônomo, Josemar Banach Fonseca, o período de intensas chuvas que atingiu toda a região no final de setembro interferiu no ritmo de plantio da oleaginosa, que agora já sendo retomado. Conforme ele, a projeção é de que na referida região deverão ser plantados 300 mil hectares com uma produção estimada em um milhão de toneladas. “Será a maior área já plantada com soja de toda a história”, destacou ele.

Explicou que especificamente na microrregião, nos municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, os produtores concluíram o plantio das lavouras de milho e só agora estão iniciando o plantio da soja. “Como esses municípios e ainda em parte de Mangueirinha e Clevelândia as temperaturas são mais baixas em relação a toda a região, os produtores preferem semear a soja a partir do mês de outubro”, explicou.

Com relação ao milho, os produtores da região diminuíram a área plantada, com apenas 38 mil hectares e com projeção de colheita de aproximadamente 400 mil toneladas, levando-se em conta a produtividade média da região de pouco mais de dez mil quilos por hectare. “O elevado custo de implantação e o baixo preço do produto desmotivaram os produtores da região que optaram por ampliar as lavouras de soja”, avaliou.

Em nível do estado do Paraná, o Deral informa que que 20% da área da safra 2014/15 de soja já foi plantada. A área prevista para oleaginosa é de 5,049 milhões de hectares também com um aumento de 3% em relação ao número da temporada 2013/14.

 

Fonte: