Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

13/10/2014

Exportações baianas em setembro atingem recorde no ano

Dados divulgados nesta quinta-feira (9) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) indicam que as exportações baianas em setembro atingiram o volume de US$ 1,038 bilhão. Segundo a SEI, o valor é recorde no ano, superando em 1,8% igual mês do ano passado.

A safra agrícola colhida na Bahia em 2014, de acordo com o levantamento, colaborou para o  incremento das exportações no mês passado. Houve aumento nas vendas dos seguintes produtos: soja (113%), algodão (83%), café (29%), cacau (4,5%) e fumo (2,3%).

“A recuperação, mesmo que tímida, da economia americana nos últimos meses, também contribuiu para o aumento das vendas dos produtos químicos/petroquímicos em 30% no mês e em 33% no terceiro trimestre, indicando que o pior momento do setor, ao menos em 2014, pode ter ficado para trás”, destacou a superintendência, em nota.

Já as importações registraram queda de 8,9% em setembro. A SEI aponta a redução na compra de bens intermediários como fator principal para a queda.

A redução em 64% nas compras de combustíveis em setembro, comparadas com igual mês de 2013, também contribuiu para a queda das importações no mês passado, segundo o levantamento realizado pela SEI.

Fonte: