14/10/2014

Aprosoja MT inicia “raio-x” da produção de soja na próxima semana

Começa na segunda-feira (20) um dos maiores projetos de pesquisa agrícola do país, o Circuito Tecnológico – etapa soja, que chega a sua sexta edição. O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O Circuito Tecnológico percorrerá os municípios produtores de grãos do Estado, acompanhando a campo o plantio da safra de soja. Serão realizadas visitas in loco com oito equipes, compostas por quatro integrantes cada. Estas equipes são formadas por colaboradores da Aprosoja, do Senar, estudantes de Agronomia, pesquisadores da Embrapa e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em 2014, a meta é visitar aproximadamente 500 propriedades rurais distribuídas por todas as regiões do Estado, percorrendo mais de 20 mil quilômetros, com aplicação de questionários e coletando amostras de sementes e fertilizantes.

No dia 20, os trabalhos serão concentrados em Tangará da Serra, Deciolândia, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Santa Rita do Trivellato, Cláudia e Sinop. No dia 21, em Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã e repetem Tangará, Campo Novo e Sapezal.

A agenda com os demais municípios a serem visitados até final de outubro está no site da Aprosoja. Com rotas pré-definidas, as equipes do circuito visitarão propriedades de forma aleatória para a coleta de amostras e aplicação de questionários qualitativos e quantitativos.

Devem ser aplicados 500 questionários, que serão tabulados e processados para interpretação e análise de resultados.