Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

22/08/2013

Fundação Chapadão e empresas planejam seminário sobre Helicoverpa

A Fundação Chapadão em parceria com as revendas de defensivos de Chapadão do Sul e Costa Rica no MS e Chapadão do Céu,GO estiveram reunidas na manhã de hoje para definirem a programação e forma convite aos produtores e técnicos da região para a realização do Seminário sobre Helicoverpa armigera.
 
O evento será realizado no dia 10 de outubro, no CTG em Chapadão do Sul e terá como objetivo discutir as alternativas de manejo e controle desta praga nas culturas plantadas na região dos chapadões. A Helicoverpa é considerada a principal praga que ocorre nas lavouras de soja, milho e algodão na região do cerrado, afirma o pesquisador da Fundação Chapadão Germison Tomquelski. Na safra passada a Fundação Chapadão em parceira como a empresa Bayer fez um levantamento com armadilha luminosa a qual constatou a presença desta praga em lavoura na região dos chapadões.
 
Devido à importância desta praga para a cultura da soja, milho, algodão, outros parceiros serão convidados a somarem a este grupo para a efetiva realização deste seminário, afirma Edson Borges, diretor executivo da Fundação, Borges, disse ainda que o evento abordará três temas centrais: primeiro com Dr. Germison Tomquelski, fazendo um relato da ocorrência da praga na região dos Chapadões, em seguida a pesquisadora e professora da Universidade Federal de Goiás, Dra. Cecilia Czepak falará sobre histórico, taxonomia, detecção, morfologia e sugestões de táticas de controle, num terceiro momento o pesquisador e professor da Esalq/USP Dr. Celso Omoto, irá apresentar as formas de manejo da resistência de Helicoverpa a inseticidas e transgenia: o que sabemos e precisamos saber. Em um quarto momento todas as empresas que comercializam produto para o controle desta lagarta, serão convidados a apresentarem seus produtos, doses e forma de manejo para o controle da Helicoverpa armigera. Maiores detalhes serão repassados periodicamente.
 
Edson Borges é Engo Agro MSc. Pesquisador e Diretor Executivo da Fundação Chapadão.
www.fundacaochapadao.com.br - edsonborges@fundacaochapadao.com.br
(67)3562-2032
 
 
Fonte: