Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

15/10/2014

Parceria estuda melhorias no processo de fixação biológica de nitrogênio

A Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) e a Fundação MT (Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso) vão desenvolver em conjunto trabalhos para melhorar o aporte de nitrogênio na cultura da soja. Durante o próximo ano serão realizadas pesquisas e ensaios para testar novas formas de aplicação de inoculante, que podem vir a trazer maiores rendimentos para o agricultor. O engenheiro agrônomo da Fundação MT, Leandro Zancanaro, afirma que a instituição tem muita satisfação em desenvolver trabalhos com a ANPII, já que o estudo irá agregar conhecimento e experiência tanto da Fundação MT como das empresas que trabalham especificamente com a fixação biológica de nitrogênio. “Esta parceria trará mais conhecimento e quantificação do impacto das práticas de manejo alternativas do inoculante, buscando melhoria do processo de fixação biológica de nitrogênio sobre o aumento da introdução de nitrogênio na cultura soja e consequentemente nos sistemas de produção que incluam essa cultura”, explica.

Para o presidente da ANPII, Roberto Berwanger Batista, a parceria tem grande importância para todas as associadas, já que o estudo irá apontar as melhores formas de aplicação do inoculante, para que tragam maiores rendimentos para o agricultor. A inoculação em soja é uma prática utilizada com grande sucesso pela quase totalidade dos agricultores brasileiros e este ensaio de campo visa aprimorar ainda mais esta tecnologia oferecendo formas de utilização mais práticas e eficazes.

Leandro Zancanaro ressaltou ainda que quando se faz uma pesquisa, hipóteses são desenvolvidas e estas podem ser ou não confirmadas. “Qualquer que seja o resultado, desde que seja obtido com qualidade, é uma novidade perante a heterogeneidade de opiniões que existem hoje”, afirma.

Fonte: