15/10/2014

Safra solta

Após a chuvarada das últimas semanas, os produtores paranaenses de soja aceleram os trabalhos de plantio da safra 2014/15 no estado. Levantamento da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado segunda-feira (13) revela que 33% da área a ser ocupada pela cultura foram semeados até o momento, um avanço de 13 pontos porcentuais em sete dias. O indicador atual está à frente da média registrada nesta época dos últimos cinco anos, que é de 22%. Em municípios como Toledo e Cascavel, no Oeste, o plantio do ciclo foi praticamente concluído. Já na Região Centro-Sul, menos de 5% das lavouras foram plantadas, conforme a Seab. Por enquanto, não há nenhum problema com o desenvolvimento das plantações.

O Paraná tenta se recuperar da quebra climática do ano passado. O potencial de mais de 17 milhões de toneladas de soja está em avaliação. A Expedição Safra Gazeta do Povo percorre as principais regiões agrícolas do estado nas próximas semanas. Na 9ª edição do projeto, o apoio técnico foi renovado com entidades como a Câmara de Agronomia do Crea-PR, que tem mais de 20 mil profissionais ligados ao setor produtivo associados, além da consultoria FcStone, Faep e Ocepar.