Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

16/10/2014

Expedição Safra estima produção de 202 milhões de toneladas

Teve início nesta terça-feira (14) a nova edição da Expedição Safra. Os técnicos e jornalistas vão a campo conferir o plantio de uma safra que tem potencial para 202 milhões de toneladas no Brasil. Um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado. O avanço é puxado pela soja, que pode atingir 94,55 milhões de toneladas, crescimento de 8,55% em relação ao ciclo anterior, segundo estimativa inicial da Expedição. A projeção à safra total considera expansão de área menor que nos últimos anos e recuperação do potencial produtivo das lavouras, que na campanha atual conta com clima mais favorável, em especial na Região Sul.

“Apesar da safra maior, 2014/15 estabelece um novo ciclo de expansão do setor. No Brasil e no mundo, o agronegócio continua crescendo, mas há taxas mais adequadas”, destaca Giovani Ferreira, coordenador do projeto. Nos últimos cinco anos, explica Giovani, a variação média foi acima de 12 milhões de toneladas ao ano. Enquanto que, no limite superior, a safra em curso não deve crescer mais do que 7 milhões de toneladas sobre as 195 milhões de toneladas verificadas em 2013/14.

Com a temática “Eficiência e competitividade, no campo e no mercado”, a Expedição 2014/15 procura traduzir o momento do setor, de oferta em alta, pressão sobre preços e margens mais apertadas. A conjuntura de mercado, com estoques altos, cotações em baixa e oferta maior do que a demanda reforça e motiva o debate sobre a importância de ser cada vez mais competitivo.

 

Paraná

O primeiro roteiro da nova temporada da Expedição é a região que se estende do Norte ao Oeste do Paraná, maior área produtora de grãos do estado. Técnicos e jornalistas vão a campo conferir com produtores e especialistas as avaliações regionais. Depois de um ano de quebra, o estado espera recuperação de 10% em produtividade, chegando a 3,35 mil quilos por hectare. Trata-se do melhor desempenho previsto entre os estados brasileiros. A produção paranaense de soja pode crescer 15%, passando de 17 milhões de toneladas.

 

Roteiro

A primeira etapa da 9ª edição da Expedição Safra também inclui passagem pelo Paraguai para checar as condições das lavouras no país, onde mais de 80% da área já está semeada. No Brasil, levantamento inicial aponta para uma área de 30,6 milhões de hectares, um aumento de 4% em relação ao ciclo anterior e, no Paraguai, uma área de 3,75 milhões de hectares no primeiro plantio, o que representa um crescimento 6%. A partir da próxima semana, uma das equipes percorre o Corn Belt, o cinturão do milho nos Estados Unidos. No roteiro extraordinário a equipe desembarca no Leste Europeu – Polônia, Rússia e Ucrânia.

Fonte: