21/10/2014

Instituto de MT prevê alta na paridade do milho

Analisando os preços do milho no exterior, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) destacou no boletim, divulgado esta tarde, que depois de quedas persistentes em setembro, a Bolsa de Chicago apresentou alta nas cotações grão este mês. “Adversidades climáticas nos Estados Unidos, e fatores financeiros vem afetando positivamente o preço na bolsa norte-americana”.

Segundo o instituto, “neste cenário o preço paridade de exportação para julho de 2015, que é uma indicação de preço para o mercado interno em uma data futura, registrou elevação de 12,60% durante a semana, fechando em R$ 7,29/sc (Utilizando prêmio portuário zero). Além disso, as especulações eleitorais interferem regularmente na taxa de câmbio”.

Conforme o Imea, os períodos de alta em tal variável contribuíram para elevar mais o preço paridade que do cereal nos EUA. Entretanto, nesse mesmo período no ano passado, era verificado um valor de paridade para julho de 2014 de R$ 13,02/sc, 78,6% maior que o atual”.