Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/11/2014

Cidades do Norte de MT recebem mutirão rural este mês

Tudo pronto para a última rodada do Mutirão Rural da Cidadania de 2014. De acordo com o supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), João Vargas, responsável pelo programa no Estado serão realizados 10 eventos em nove municípios da região Médio Norte do Estado, no mês de novembro. "Realizaremos dois mutirões em Campo Novo do Parecis, um na Aldeia Bacaval para atender a população indígena e outro na cidade", revela.
 
Além de Campo Novo, vão receber os serviços gratuitos e as atividades recreativas do programa Cláudia, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Tapurah, Alto Paraguai, Diamantino e Tangara da Serra. Lembrando que a programação pode sofrer alterações conforme necessidade dos parceiros.
 
O Mutirão Rural da Cidadania é realizado pelo Senar-MT em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e sindicatos rurais. "Até agora já realizamos 77 mutirões. Registramos cerca de 122 mil atendimentos que foram ofertados para mais de 14 pessoas", conta o supervisor.

O programa proporciona o exercício da cidadania nas regiões mais isoladas do Estado. Em cada edição são ofertados serviços gratuitos como a confecção de documentos, entre eles a emissão de Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Cartão SUS, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), além de atendimentos médicos, teste de glicemia, entre outras atividades.

"A população indígena teve atendimento prioritário em 2014. Realizamos no mês de março e maio 12 mutirões, atendendo exclusivamente a população indígena. No mês de julho houve mais dois eventos em aldeias, totalizando 14 mutirões para esta população, beneficiando 2.817 indígenas com 38.722 atendimentos e agora preparamos mais um mutirão para atender o povo Paceris. São 13 aldeias no município", lembra Vargas.
Fonte: