Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

06/11/2014

Maranhão alavanca produção de grãos com expansão de fronteiras agrícolas

A abertura de novas fronteiras agrícolas em diferentes regiões do Maranhão deve aumentar em 30% a produção de grãos no estado. Hoje, o Maranhão colhe em torno de 4,3 milhões de toneladas de grãos, porém deve chegar a 6,5 milhões de toneladas nos próximos anos.
 
Além disso, o estado é o 10º maior produtor nacional de grãos com destaque para algodão, arroz, feijão, milho e soja. As expectativas de crescimento foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) na terça-feira (04).
 
O crescimento agrícola no Maranhão se deve as ações de incentivo do governo local somada à contribuição da agricultura familiar, que representa 70% deste segmento.
 
Um dos principais destaques dos esforços para oportunizar o acesso dos produtores às tecnologias agrícolas, segundo o secretário da Agricultura, Cláudio Azevedo, foi a distribuição de kits de irrigação com sistemas e alcance de área diversos, "que libertaram grande parte de nossas lavouras da dependência exclusiva das condições climáticas e regularidade das chuvas", destacou.
 
Azevedo também valorizou a pecuária estadual e a abertura de novos mercados conquistados após o reconhecimento do Maranhão como Zona Livre Internacional de Febre Aftosa com Vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Segundo o secretário, a política de incentivo a pecuária maranhense deve dobrar o rebanho bovino e bubalino, que atualmente é de 7,5 milhões de cabeças.
Fonte: