07/11/2014

Oeste lidera plantio de soja em Mato Grosso; Médio-Norte é vice

Os agricultores na região Oeste são os mais adiantados no plantio da safra de soja 14/15 em Mato Grosso. O levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que já chega a 56,39% dos pouco mais de 1 milhão de hectares previstos. O Médio-Norte aparece em seguida com 47,28% dos 3 milhões; Sudeste com 41,06% dos 1,9 milhão; Centro-Sul com 37,41% dos 641,6 mil; Noroeste 33,84% dos 601,2 mil; Norte 26,48% com 186,3 mil e Nordeste 18,23% dos 1,3 milhão. No Estado já chega a 40,54% dos 8,8 milhões, atraso de 31 pontos percentuais.

No boletim desta semana, o Imea destacou que “as dificuldades climáticas observadas neste ano, em especial a falta de chuva, fizeram com que os produtores freassem o andamento da semeadura de soja no Estado no início de outubro”, destacou.

Segundo o instituto, as chuvas ocorridas nos últimos dias, somadas aos bons volumes previstos para as próximas semanas, trarão uma melhora no cenário. “Com isso, o produtor irá intensificar os trabalhos no campo, a fim de amenizar as possíveis consequências que a escassez de chuva neste início de safra ocasionaria na safrinha”.