11/11/2014

Preços compensatórios do milho animam produtores em MT

Os produtores animam-se para a retirada do cereal dos armazéns, com os preços mais compensatórios, chegando a R$ 14,97/sc na média mensal de agora. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no boletim divulgado apontou que o mercado “tem se apresentado positivo nas últimas semanas, os preços, que estavam tímidos no começo do mês de outubro, tomaram forma e encerraram mais fortes o mês, devido à expectativa de redução de área para a próxima temporada no país”.

Segundo o instituto, “os preços influenciaram as negociações do cereal em outubro, que atingiram a marca de 80% no Estado, obtendo avanço de 9,06 p.p. em comparação com as vendas do mês anterior, e em volume totalizam 1,6 milhão de toneladas do cereal negociado”.

Conforme o Imea, “a marca atingida mostra adiantamento da safra atual comparada à safra 2012/13, que neste mesmo período apresentava 72,5% do milho vendido”. Diante disso, “com os preços mais compensatórios, chegando a R$ 14,97/sc na média mensal em novembro, e o fortalecimento da demanda, os produtores animam-se para a retirada do cereal dos armazéns. Caso o cenário continue neste ritmo de alta, boas negociações são previstas para os próximos meses”.