12/11/2014

Soja segue em alta nesta quarta-feira e sobe mais de 10 pts em Chicago

O movimento positivo para os preços da soja continuam na Bolsa de Chicago e, na manhã desta quarta-feira (12) por volta das 8h20 (horário de Brasília), os principais vencimentos subiam mais de 16 pontos. Na sessão anterior, as cotações fecharam o dia com quase 40 pontos positivos, ou mais de 3% de alta, nas cotações mais negociadas.

A soja em grão continua sendo influenciada positivamente pelo bom momento do farelo, que ontem subiu mais de 5% na CBOT e, na manhã de hoje, continua trabalhando em campo positivo, com altas entre 5 e 8 pontos nas cotações principais. A demanda pelo subproduto está muito aquecida - principalmente pelo setor de carnes e rações - mas, ao mesmo tempo, a logística norte-americana tem sido insuficiente par atendê-la de forma adequada, provocando esse rally nos preços, segundo explicam analistas.

Paralelamente, analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Bloomberg afirmam que os investidores observam também se essa recomposição dos estoques dos Estados Unidos irá se sustentar mesmo com esse forte e expressivo crescimento da demanda. De acordo com números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), as vendas para exportações estão 7,3% maiores do que as da temporada anterior e os embarques com um crescimento de 17%. ​