Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

20/11/2014

Safra de grãos 2014-15 deve ser 6,8% maior, estima Associação de Irrigantes

A Bahia deverá plantar 1,4 milhão de hectares de soja para a safra 2014-15, área 6,8% maior do que na safra passada. A ampliação se deve a abertura de novas áreas e a redução de lavouras de milho e algodão. Esta previsão foi feita pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) que também apresentou dados para as culturas de milho e algodão.

De acordo com as previsões do Conselho Técnico, com a ampliação da área da soja, estima-se colher 4,7 milhões de toneladas do grão, enquanto que na safra passada, foram colhidos 3,3 milhões de toneladas. Isso se deve ao fato da soja ainda representar melhor rentabilidade em relação a outras culturas. Já o milho tem perspectiva de baixa de preço em razão do aumento da produção mundial e recuperação dos estoques.

Com isso, a área plantada sofrerá uma redução de 10%, passando de 265 mil hectares para 240 mil hectares. Porém, a produtividade de 165 sacas/ha deverá ser mantida. O principal mercado do milho baiano é o Nordeste do Brasil. Já com relação à soja, 45% vai para o Nordeste e o restante para China, Países Baixos e Espanha.​
Fonte: