02/12/2014

Bahia amplia área de soja para safra 2014-15

A Bahia deverá plantar 1,4 milhão de hectares de soja para a safra 2014-15, área 6,8% maior do que na safra passada. Esta previsão foi feita pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

De acordo com as previsões do Conselho Técnico, com a ampliação da área da soja, estima-se colher 4,7 milhões de toneladas do grão, enquanto que na safra passada, foram colhidos 3,3 milhões de toneladas. Isso se deve ao fato da soja ainda representar melhor rentabilidade em relação a outras culturas.

A cultura do algodão deverá ter 5% de redução de área plantada, passando de 308 mil hectares para 292,5 mil hectares, motivada também pelo alto volume dos estoques mundiais que fizeram os preços da pluma cairem. Para a safra 2014-15, a expectativa é que o Oeste da Bahia colha 1,1 milhão de toneladas de algodão, mantendo a posição de 2º maior produtor nacional.

Formado por representantes de associações de produtores, sindicatos, multinacionais e órgãos governamentais, o Conselho Técnico da Aiba se reúne de acordo com os calendários de plantio e colheita das safras do Oeste da Bahia, mas também em momentos estratégicos para deliberação de assuntos pertinentes ao setor produtivo. As previsões são feitas sempre considerando fatores como perspectiva de mercado, nível tecnológico, condições climáticas e controle fitossanitário.