Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

04/12/2014

Rota da soja de Mato Grosso consolida área de plantio

Num ano de veranico no plantio e preços pressionados, a região que mais planta soja no Brasil consolida lavoura 2% maior que em 2013/14. A semeadura será concluída assim que as chuvas intermitentes derem uma trégua, mas restam somente cerca de 2% das áreas descobertas, contou o agrônomo Bruno Trevisan, da unidade da cooperativa C. Vale em Nova Mutum, em entrevista à Expedição Safra Gazeta do Povo.
 
O maior polo produtor de soja do Brasil, concentrado entre Nova Mutum e Sinop, no Medio Norte de Mato Grosso, planta 3 milhões de hectares de soja neste ano. A expansão de 2% aferida pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) está relacionada à lucratividade da commoditie, contam produtores e técnicos da região.
 
Embora a comercialização esteja parada, num momento em que os produtores esperam preços acima de R$ 50 para negociar soja com entrega em março, a commoditie permanece num ciclo de boa lucratividade, contou o gerente da C.Vale de Nova Mutum Amarildo Mancini. Essa é a constatação que guia a expansão anual do plantio, aponta.
 
A expectativa de produtividade na região é de uma saca a mais por hectare que no ano passado, chegando a 53sc/ha. A incerteza climática faz os produtores ficarem atentos à tendência de 2015, com chuva na colheita.
Fonte: