Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/12/2014

Aprosoja lança campanha para orientar no combate à ferrugem asiática

A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) iniciou nesta quarta (4/12) uma campanha publicitária direcionada a seus associados para disseminar as estratégias mais eficientes de combate à ferrugem asiática. Considerada a principal praga da sojicultora comercial, a doença é causada por fungos e está no topo das preocupações dos produtores.
 
A orientação central é para que o agricultor adote fungicidas com diferentes modos de ação. Essa prática evita que a resistência dos fungos nas lavouras aumente devido ao uso repetido de um mesmo princípio ativo. “Assim como nosso médico recomenda que a gente evite usar sempre um mesmo antibiótico, não devemos repetir o fungicida. O efeito é o mesmo”, compara o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.
 
O garoto propaganda da campanha é o fitopatologista José Tadashi, pesquisador que detectou a doença no Brasil e também alertou sobre a necessidade do Vazio Sanitário. Durante este período, os produtores rurais de Mato Grosso são proibidos de plantar soja e devem destruir as plantas que nascem voluntariamente em beiras de estradas e até nas cidades.
 
O Consórcio Antiferrugem, união de entidades criada para monitorar a ferrugem asiática, orienta que os produtores rurais manejem a lavoura de modo a eliminar plantas voluntárias e detectar a doença em estágios iniciais. As orientações completas podem ser encontradas no link do Consórcio Antiferrugem: http://migre.me/n8oML.
 
Confira o vídeo clicando aqui!
Fonte: