Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

10/12/2014

Exportações de carne de frango seguem positivas em 2014

Os embarques de carne de frango, considerando produtos inteiros, cortes, processados e salgados, para o mercado externo somaram de janeiro a novembro deste ano 3,65 milhões de toneladas, volume 2,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Mesmo com a alta no volume embarcado, em receita, houve uma redução no período de 1%. Ao todo, foram arrecadados no período US$ 7,27 bilhões. Os dados fazem parte do último levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 
 
Ricardo Santin, vice-presidente do segmento aves da ABPA, explica que a queda na receita nestes 11 meses foi motivada por adequações no câmbio. "Mas esta queda é praticamente insignificante", observa Santin. Ele salienta que o ganho em reais foi muito bom, por isso os resultados são positivos. O vice-presidente da associação destaca que o brasil pode alcançar em 2014 a meta anual de exportação que é de 4 milhões de toneladas.
 
Porém, só no mês de novembro, o volume de embarques registrou um recuo de 5,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 327,40 mil toneladas. Em receita, houve uma queda de 3,2%, com um total embarcado de US$ 657,15 milhões.
 
De acordo com informações divulgadas pela ABPA, os cortes foram os principais produtos embarcados entre janeiro e novembro deste ano. No total, 2,028 milhões de toneladas foram exportadas no período, 6,4% a mais em relação ao ano passado. Em segundo lugar ficaram os frangos inteiros, que chegaram a 1,3 milhão de toneladas embarcadas. Contudo, o volume embarcado foi 3,1% menor em relação aos 11 primeiros meses de 2013.
 
Em produtos salgados, foram enviados ao exterior 172,95 mil toneladas, uma elevação de 5% no comparativo com 2013 e de produtos processados foram 144 mil toneladas. Este último produto registrou uma ligeira queda no embarque de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
 
Destino
 
O Oriente Médio ainda se mantém como o principal importador da carne de frango brasileira, com uma aquisição de 1,25 milhão de toneladas entre janeiro e novembro deste ano. O volume, se comparado aos 11 primeiros meses de 2013 registrou uma queda de 5,8%. Em segundo lugar, a Ásia foi responsável pelos embarques de 1,07 milhão de toneladas, 5,2% a mais no comparativo com o ano anterior.
 
O terceiro maior comprador brasileiro de carne de frango, a África, chegou a importar nestes 11 meses 470,24 mil toneladas, volume 2,7% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado. Entre os países que integram as Américas, as exportações totalizaram 314,90 mil toneladas, alta de 26% no comparativo com o mesmo período de 2013.
 
Os dirigentes da ABPA afirmam que a Arábia Saudita continua na liderança como o maior país importador da carne de frango do Brasil. Neste ano, o país adquiriu 592,28 mil toneladas de carne de frango entre janeiro e novembro. Mesmo com essa representatividade, a Arábia Saudita diminuiu suas importações em 6,6% neste ano em relação ao mesmo período de 2013. Santin explica que a redução nas importações da Arábia Saudita se deu pelo aumento da produção interna de carne de frango.
 
Fonte: