16/12/2014

Clima beneficia safra na região de Toledo

A região de Toledo está animada com a safra de verão. Segundo levantamento do Deral, o clima até o momento beneficiou soja e milho. A oleaginosa está com 75% das lavouras em boas condições enquanto o cereal está com 80% com a mesma qualidade. O restante está em condições médias e nenhuma lavoura foi encontrada em condições ruins. Estes dados confirmam a estimativa de alta produtividade da safra 2014/2015.

Segundo os técnicos, o milho já está mais avançado. Do total plantado, 8% apenas está ainda em desenvolvimento vegetativo, 40% está em floração e 52% já está na fase de formação de grãos, na frutificação. Já a soja tem 30% em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração e 30% em frutificação.

Para a região a estimativa é que sejam produzidas 121.824 toneladas de milho e 1.626.009 toneladas de soja. Em todo o Paraná, a soja deve ocupar área recorde de plantio, com 5,06 milhões de hectares. A estimativa aponta para uma produção recorde de 17,2 milhões de toneladas, um aumento de 18% em relação à safra anterior. O milho terá 665.085 hectares cultivados e uma expectativa de produção de 4,65 milhões de toneladas.