Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

08/01/2015

Bovinos potiguares abrem as portas do mercado africano

Cento e setenta e cinco bovinos da raça Guzerá, incluindo bezerros, do plantel norte-rio-grandense foram embarcados nessa segunda-feira (05.01), no Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Esses são os primeiros animais vivos a serem exportados para o Senegal, após o estado receber em 2013 o status de "área livre da febre aftosa, com vacinação" e o reconhecimento internacional em 2013, fato pioneiro na pecuária da região Nordeste.
O voo especial em Airbus 747-400 decolou às 23 horas e chegou aproximadamente quatro horas depois ao seu destino, na capital Dakar. A Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Norte(Uvagro-Aeroporto/SFA-RN) acompanhou o embarque durante todo o dia.

Foram necessários seis caminhões para o transporte dos animais da fazenda, localizada no município de Monte Alegre, onde se encontravam em regime de quarentena, até o aeroporto. Nas semanas anteriores, os animais foram acompanhados de perto pelos fiscais federais do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal (SIFISA) e por técnicos do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), órgão estadual de defesa agropecuária, garantindo o cumprimento das normas zoosanitárias legais.

Para os representantes senegalenses, a escolha da raça levou em consideração o fato do gado Guzerá ter se adaptado muito bem ao clima do semiárido nordestino, semelhante às condições que encontrarão em terras africanas. Nessas condições, o governo do Senegal apostou no projeto e tem perspectivas de expandir a experiência para outros países da região, segundo o diretor Omar Thiam.
Acompanharam o embarque dos animais, o diretor da Associação para a Promoção e Desenvolvimento Rural do Senegal, Omar Thiam, e o médico veterinário Sou Mame, do Serviço Veterinário do Governo do Senegal, responsável pela aquisição dos bovinos potiguares com a finalidade da melhoria genética do gado do país africano. O superintendente-substituto da SFA-RN, Roberto Carlos Razera Papa também estava presente no embarque, ao lado do chefe da Uvagro/Aeroporto, Alexandre César, além dos pecuaristas potiguares responsáveis pela transação comercial inédita, Camilo Collier e Geraldo Alves. (Com informações da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Norte)
Fonte: