Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

16/01/2015

Em meio século, peso médio do frango vivo aumenta mais de 70%


Dados mensais coletados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) desde os anos 1960 indicam que o peso médio do frango vivo aumentou mais de 70% nos últimos 50 anos.

Nos primeiros meses de 1965, o peso levantado pelo USDA girava em torno de 3,5 libras (1,588 kg), com pequenas variações mensais para baixo ou para cima, determinadas, provavelmente, pelas variações do clima conforme as estações do ano.

Já no final de 2014 os mesmos números apontaram peso médio em torno de 6 libras (perto de 2,722 kg), sempre com pequenas variações de um mês para outro, mas com expansão continua e incremento médio superior a 1% ao ano – reflexo de um melhoramento genético também contínuo, acompanhado de aperfeiçoamentos na nutrição, no manejo e nos cuidados sanitários.

No Brasil, os únicos dados disponíveis são do IBGE e abrangem um período mais curto, de 18 anos. Além disso, referem-se especificamente ao peso médio do frango abatido em estabelecimentos sob algum tipo de inspeção (federal, estadual ou municipal).

Mesmo assim, apresentam o mesmo índice de evolução médio observado nos levantamentos do USDA – pouco mais de 1% ao ano – e indicam, em 18 anos, incremento de peso superior a 26%.
Fonte: