19/01/2015

Comercialização futura da safra de milho chega a 22,3% em Mato Grosso

A venda da safra de milho 14/15 chegou a 22,3% das 14,5 milhões de toneladas esperadas. O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta no primeiro boletim do ano, que somente em dezembro passado cerca de 1,6 milhão de toneladas foram comercializadas. “O mercado do milho teve ventos soprando a favor dos negócios no Estado em dezembro, tendo como alicerce-chave o dólar que, junto com a boa demanda, conseguiu estimular elevações nas cotações internas, impulsionando a comercialização disponível e futura”.

Segundo o Imea, “o preço médio das vendas futuras foi de R$ 15,60/sc no último mês, considerado satisfatório se comparado ao cenário da safra anterior. As vendas da safra 13/14 também foram satisfatórias em dezembro, elevando a comercialização da safra atual para 94%, com preço médio de venda de R$ 15,98/sc”.

De acordo com a entidade, “acredita-se que nos próximos seis meses a demanda se voltará mais ao mercado interno, visto que a preferência para as exportações é tradicionalmente pela soja”.