29/01/2015

Drone pode trazer economia de insumos no campo

Os Veículos Aéreos Não-Tripulados (Vants), caso dos drones, de maneira geral, já são conhecidos por um grande número de pessoas. Entre as maneiras de se tirar um bom proveito dessa ferramenta, é usá-lo na área agrícola.

Para que seu uso seja efetivo no setor agropecuário, softwares são desenvolvidos para fazer diagnósticos da lavoura, com tratamento das imagens fotografadas pelo Vant e coleta de dados georreferenciados da área de uma fazenda. É possível, por exemplo, “determinar a área ocupada, por nematoides, por plantas invasoras, identificar falhas de plantio, medir porcentagem de cobertura vegetal, dentre outras ações, fazendo com que se tenha um gerenciamento mais preciso da lavoura”, como explica o pesquisador Lucio Jorge, da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP).

Durante o Showtec 2015, o pesquisador apresentou dois softwares, gratuitos, desenvolvidos pela Embrapa que fazem esse trabalho de decodificação das imagens captadas pelo Vant: o SISCob e o GEOFielder. No Estande da Embrapa, nos dias 21 e 22, o público teve a oportunidade de entender, tirar dúvidas e ver em campo o funcionamento do equipamento e o resultado da decodificação das imagens feitas.

Cada área dentro de uma lavoura possui suas particularidades. E é a possibilidade de identificar essas diferenças causadas por pragas, deficiências, doenças ou mesmo variabilidades da propriedade é que torna essa tecnologia tão benéfica. “Tratar as áreas como não uniformes possibilita ao produtor rural a economia de insumos, a redução de impactos ambientais e o aumento da produtividade”, afirma Lucio Jorge. O pesquisador também destaca a qualidade das imagens, que possuem alta resolução.

A flexibilidade de operação é outro aspecto de destaque no uso de drones e softwares específicos. Isso permite idas a campo a qualquer momento que se deseja. O custo de operação, tendo somente o custo de algumas trocas de baterias com o tempo, ou à combustão, não passando de 1 litro de gasolina por voo.

Porém, cuidados em voo requerem treinamentos. Além disso, a manutenção rotineira e os procedimentos de voo requerem um profissional dedicado e treinado. “Vários relatos de problemas ou quedas dos sistemas se deve a falha operacional. Assim, investir em drone é também investir em um técnico dedicado todo o tempo na operação e manutenção da aeronave”, alerta o pesquisador.