Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

30/01/2015

Colheita da soja é oficialmente lançada em MT


Com a perspectiva de crescimento de mais de 5% na área plantada e de atingir a marca de 28 milhões de toneladas, a colheita da soja produzida em Mato Grosso na safra 2014/2015 foi oficialmente lançada na quinta-feira (29), na Fazenda Sementes Adriana, no sul do Estado. O vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, foi uma das autoridades que participaram da abertura, anunciando as políticas públicas do atual governo para o setor agropecuário do Estado.

“Teremos agora um grande debate com relação à segurança vegetal, quanto à instalação do vazio sanitário, mas vamos chamar todas as entidades para a discussão, pensando no melhor para o setor”, anunciou.

Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e deputado federal por Mato Grosso, Nilson Leitão conduziu uma colheitadeira ao lado do vice-governador pelos campos de Alto Garças. Antes, lembrou a importância que a produção agrícola tem para o desenvolvimento do país. “Este momento serve para comemorar mais um recorde de produção, mas serve também para mostrar ao Brasil que a agricultura é a nossa vocação, é a atividade que sustenta boa parte do país. Esperamos que o atual governo federal, nos próximos quatro anos, consiga olhar para esse setor com os olhos que ele merece”.

Outro deputado federal por Mato Grosso presente no evento, Adilton Sachetti, comentou sobre a necessidade de se pensar a agricultura com uniformidade. “Temos que trabalhar para encurtar as distâncias dentro da agricultura. Não se pode mais haver duas agriculturas no país, a empresarial e a familiar. É preciso diminuir as diferenças entre elas”.

DEZ ANOS – O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, enfatizou a importância do lançamento da colheita estar acontecendo no Estado justamente no ano em que a entidade completa dez anos de existência.

“Foi a partir do movimento ‘Grito do Ipiranga’, com aquele sentimento de luta pela agricultura do Estado, que nasceu a Aprosoja. Eu estava lá e tenho orgulho de ter assinado o primeiro estatuto de criação da associação, que completa no dia 4 de fevereiro seus dez anos de existência”.
Fonte: