Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

02/02/2015

Acrismat lança programa de aperfeiçoamento para carne suína em Mato Grosso


Pelo menos 600 técnicos em Nutrição Escolar da rede municipal de ensino serão beneficiados com curso de aperfeiçoamento da gastronomia à base de carne suína. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o SENAC-MT. O termo de cooperação entre os parceiros foi assinado na última quinta-feira (29) e contou com a presença de mais de 500 pessoas.

O programa de aperfeiçoamento será desenvolvido por meio de turmas em diferentes turnos para que todos os técnicos em nutrição escolar possam participar e conciliar de acordo com a jornada de trabalho. Ao longo de 40 horas, os profissionais irão aprender diferentes cortes, técnicas e receitas da carne suína. O primeiro contato com as novas informações foi no lançamento do programa, com a palestra “Carne Suína: Consumindo com mais Sabor e Saúde”, que foi ministrada pela nutricionista e consultora da ABCS, Thaliane Dias.

O presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, exaltou a abertura e receptividade da Secretaria Municipal de Educação quanto à esta parceria, que tem a atingir e beneficiar milhares de pessoas na capital. “Gostaria de destacar a oportunidade que a Prefeitura está nos dando para divulgar a essa nova geração de consumidores a importância do consumo da carne suína. Esse programa já é um sucesso, tendo em vista a participação em massa das técnicas em nutrição escolar logo no lançamento e palestra de abertura”, ressaltou.

De acordo com o secretário municipal de educação, Gilberto Fiqueiredo, essa é uma parceria muito importante para a educação, pois além de beneficiar as técnicas com a formação, também vai contribuir para incrementar e enriquecer a alimentação oferecida aos nossos alunos. Segundo o secretário, na rede municipal são servidas diariamente 86 mil refeições, com um cardápio especial, elaborado por profissionais especializados, como nutricionistas e gastrônomos. “Com essa iniciativa vamos valorizar a produção e incentivar o consumo da carne suína em nosso Estado”, acrescentou.

O SENAC-MT será o responsável pelas aulas previstas no programa Senac de Gratuidade. As inscrições estão abertas e as turmas serão formadas conforme o número de procura. Após a formação das turmas será definido o início e local de realização do curso. “Trabalhamos com a Acrismat em outros projetos sempre muito ousados e inovadores. Já nos convencemos da saudabilidade e valor nutricional da carne suína e por isso ficamos imensamente felizes de fazer parte deste programa com tamanha magnitude”, pondera a diretora de Educação Profissional do Senac-MT, Márcia Vecchi.

O diretor-executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, lembrou que Mato Grosso está entre os cinco maiores produtores de carne suína do país, no entanto, o seu consumo ainda é pequeno se comparado a outros países. “É uma carne saborosa com várias possibilidades de utilização, além disso, tem a vantagem de ser mais barata que a carne bovina”.

Custódio ainda revelou que após a realização dos cursos para as técnicas em nutrição escolar, o foco do programa muda para as crianças das escolas e creches. A programação ainda prevê atividades voltadas para as mais de 60 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino. “Vamos levar às crianças as informações sobre os suínos em linguagem direcionada e apropriada, com gibis e um teatro de fantoche sobre as especificações da carne, valores nutricionais e formas de preparo”, explica.

A técnica Keityane Soares, que trabalha na creche Santa Inês, disse que a iniciativa vai desmistificar a ideia de que a carne suína faz mal à saúde e não pode ser oferecida à criança. “Estou ansiosa para começar e aprender novas técnicas de preparo e manuseio da carne”.

 

Fonte: