Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

04/02/2015

Colheita de soja do Paraná avança para 12%; condição de lavouras tem leve melhora


A colheita de soja no Paraná, segundo principal Estado produtor no país, avançou para 12 por cento da área plantada na última semana, enquanto a condição das lavouras melhorou ligeiramente, informou nesta terça-feira (03) o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual.

Uma semana atrás a colheita estava 8 por cento concluída.

Segundo levantamento do Deral, 85 por cento das lavouras estão em condição "boa", 14 por cento em situação "média" e apenas 1 por cento em condição "ruim".
Uma semana atrás, 84 por cento das áreas com a oleaginosa receberam avaliação "boa" e 15 por cento "média".

"Na semana anterior ocorreram chuvas com maior regularidade na região, o que veio a beneficiar as lavouras de soja que estavam em estágio de enchimento de grãos", disse o técnico do Deral Anderson dos Santos, na região de Campo Mourão, importante pólo agrícola.

O escritório do Deral em Cornélio Procópio informou que as temperaturas máximas e mínimas recuaram significativamente desde 26 de janeiro, quando as chuvas voltaram, após três semanas de calor e tempo seco, "aliviando as expectativas dos produtores rurais, quanto a um aumento ainda maior nas perdas em produtividade".

No fim de janeiro, o Deral reduziu sua projeção para a safra de soja do Paraná em 2014/15 para 16,64 milhões de toneladas, ante 17,07 milhões da estimativa de meados de dezembro.

O volume projetado, ainda um recorde, indica um crescimento de 14 por cento ante a safra do ano passado, quando a colheita foi prejudicada pelo tempo quente e seco.

 

Autor:
Gustavo Bonato

Fonte: