05/02/2015

Postos de trabalho no campo requerem capacitação em MT, diz Senar

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária (Imea), em Mato Grosso já foram colhidos mais de 10% da soja plantada no Estado. Segundo os dados divulgados no último Boletim Semanal da Soja,  a produtividade é 51,7 sacas por hectare em média. A colheita da soja é uma fase de grande movimentação no mercado de trabalho no campo, entretanto, para aproveitar as oportunidades e garantir uma colocação e um bom salário é preciso que o interessado invista em capacitação.

Para atender essa demanda que aumenta ano a ano em todos os municípios produtores de soja no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) disponibiliza 44 treinamentos voltados para a cadeia produtiva da oleaginosa, que vão desde cursos sobre preparo do solo e plantio, passando pelos tratos culturais, pós-colheita e armazenamento, saúde e segurança do trabalhador até conhecimento da área de máquinas.

Neste mês de fevereiro, o Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, oferece 214 treinamentos, gerando 2782 oportunidades de capacitação. De acordo com a programação da entidade estão previstas duas turmas do treinamento de 40 horas em Operação e Regulagem de implementos agrícolas para preparo do solo, sendo uma em Ribeirão Cascalheira e outra em Porto Alegre do Norte. Em São Félix do Araguaia e Juruena estão previstas turmas de Operação de tratores agrícolas que também têm carga horária de 40 horas.

A programação pode ser alterada de acordo com a necessidade do parceiro, por isso para confirmar se a turma será realizada, local do treinamento e se há vagas disponíveis entre em contato com os sindicatos rurais.

Para o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Rui Prado a contribuição do agronegócio de Mato Grosso no cenário econômico mundial  é grande e o papel do Senar-MT é contribuir com a evolução do setor. "É com novas tecnologias e conhecimentos que melhoramos a produção e a produtividade. A função do Senar-MT é levar conhecimento ao homem do campo".

Em 2014 os treinamentos mais demandados ao Senar-MT foram de Operação de Tratores Agrícolas. Ao todo foram 77 turmas e 1001 pessoas capacitadas. Já para o treinamento de  Manutenção de Tratores Agrícolas foram realizadas 72 turmas, e 936 pessoas foram capacitadas. Outro treinamento bastante demandado é o de  Aplicação de agrotóxico utilizando pulverizador autopropelido. Em 2014 foram realizadas 65 turmas e 845 pessoas capacitadas e Operação e Regulagem de implementos agrícolas para preparo do solo que teve 15 turmas e 195 pessoas capacitadas no ano passado. O Plano Anual de Trabalho 2015 (PAT 2015) prevê 250 treinamentos só na área de mecanização.