Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

06/02/2015

Exportação de carne deve crescer 7% em 2015, diz Rabobank


As exportações brasileiras de carne bovina devem crescer 7% em 2015, após registrarem aumento de 3% no ano passado. A projeção foi apresentada pelo Rabobank em seu relatório trimestral. Segundo dados da Abiec, as exportações de carne bovina em 2014 atingiram 1,5 milhão de toneladas e US$ 7,2 bilhões em receita.

Conforme a instituição financeira, a recente abertura do mercado chinês deve colaborar para que os embarques aumentem. Além disso, há expectativas de baixa oferta nos Estados Unidos e na Austrália, principais competidores do Brasil no mercado externo.

No entanto, o banco alerta para alta dependência do Brasil em relação à Rússia, segundo maior cliente do produto brasileiro e que passa por grave crise econômica.

Este cenário deve contribuir para que os preços da arroba, que iniciaram o ano em R$ 140, continuem firmes ao longo do ano. "Os preços devem sofrer leve queda no primeiro trimestre, como resultado do aumento sazonal da oferta de gado. Apesar disso, levando em consideração a expectativa de um novo recorde nas exportações este ano, o espaço para baixas se mostra limitado", ponderam os especialistas do banco no relatório.

Mercado interno - No mercado doméstico, o espaço para aumento de preços parece limitado, em razão do alto preço da carne bovina em relação ás proteínas concorrentes (carne suína e de frango) e da expectativa de menor crescimento da economia,.

Para o confinamento, o Rabobank estima aumento do número de animais confinados. O incremento deve ser motivado pela queda nos preços dos grãos e cotações firmes no mercado futuro. Com isso, a procura por animais de reposição deve permanecer aquecida.
Fonte: