Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

13/02/2015

Senar promove treinamentos para a cadeia da milhocultura em Mato Grosso

Com o avanço da colheita da soja em Mato Grosso, que no dia 09 de fevereiro registrou 17% (ou 1,5 milhão de hectares), os produtores começaram a semeadura de milho no Estado. De acordo com Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (IMEA), a primeira semana de fevereiro já atingiu 12,71% da área prevista para o cultivo do cereal.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mantém em seu portfólio 44 treinamentos  para Cadeia do Soja e do Milho. Os cursos vão desde o preparo e plantio do solo até mecanização agrícola. Para o mês de março, o Senar-MT, em parceria com os sindicatos rurais, oferece treinamentos em Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido, Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador tratorizado, Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador costal manual, Armazenamento de grãos, Classificação de produtos de origem vegetal, Operação e regulagem de implementos agrícolas para semeadora, Secagem de grãos e operação de secadores.

A programação pode ser alterada de acordo com a necessidade do parceiro, por isso, interessados devem entrar em contato com os sindicatos rurais para confirmar se a turma será realizada, o local do treinamento e se há vagas disponíveis.

Para o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Rui Prado o papel do Senar-MT é qualificar e capacitar para contribuir com a evolução do setor. "É com novas tecnologias e conhecimentos que melhoramos a produção e a produtividade. A função da instituição é levar conhecimento ao homem do campo". De acordo com o presidente, a equipe do Senar-MT trabalha a todo vapor na execução dos projetos já em andamento e também  na elaboração de novas ações para atender as demandas que aumentam mês a mês.

Em 2014, os treinamentos mais demandados ao Senar-MT foram de Operação de Tratores Agrícolas. Ao todo foram 77 turmas e 1001 pessoas capacitadas. Já para o treinamento de  Manutenção de Tratores Agrícolas foram realizados 72 turmas e 936 pessoas capacitadas. Outro treinamento bastante demandado é o de Aplicação de agrotóxico utilizando pulverizador autopropelido. Em 2014 foram realizadas 65 turmas e 845 pessoas capacitadas e Operação e Regulagem de implementos agrícolas para preparo do solo que teve 15 turmas e 195 pessoas capacitadas no ano passado. O Plano Anual de Trabalho 2015 (PAT 2015) prevê 250 treinamentos só na área de mecanização.

O Senar faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 87 sindicatos rurais do Estado.

 

Fonte: