Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

18/02/2015

Colheita do milho avança no RS, com produtividade acima das expectativas

A cultura do milho apresenta rendimentos acima da expectativa inicial, segundo informações da Emater. Em muitos casos, áreas com irrigação estão apresentando produtividades elevadas, impulsionando as médias de algumas regiões para cima.

A colheita avançou em ritmo considerado normal e alcança, no momento, 33% da área plantada, índice igual ao registrado em 2014 nesta mesma época. A qualidade dos grãos também é considerada boa, e os produtores apressam a retirada da cultura das lavouras para diminuir os riscos de perdas em qualidade. Em algumas situações, parte da área colhida em janeiro está sendo novamente cultivada com milho e em pequena parte com soja.

No momento, predominam na cultura da soja as fases de floração e enchimento de grãos (85% das lavouras), com algumas áreas já em início de maturação, apresentando bom aspecto fitossanitário e potencial produtivo elevado em muitos casos. Nesse sentido, as condições meteorológicas verificadas na última semana (boa insolação, chuvas rápidas de média intensidade e temperaturas altas) têm sido benéficas à cultura.

Os agricultores seguem monitorando as lavouras e fazendo o controle das pragas, principalmente o percevejo, que está presente com maior intensidade devido ao atual estágio de desenvolvimento das plantas. As doenças estão dominadas, pois os focos de ferrugem asiática já foram combatidos oportunamente.

 

Autor:
Luiz Eduardo Kochhann

Fonte: