Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

19/02/2015

Mato Grosso tem 23% da lavoura de milho plantados

A lavoura de milho em Mato Grosso já tem 23,3% de área plantada, estimada em 2,8 milhões hectares para a safra atual. O levantamento diz respeito ao período até a última quinta-feira (12), conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No mesmo período de 2014, 45,9% já haviam sido plantados. A área total da safra de 2015 deve ser 12% menor em comparação a anterior.

Os municípios mais adiantados no plantio são Sapezal, Vera e Campos de Júlio, onde 40% da segunda safra já foram semeados. Os demais municípios onde o milho já foi plantado, porém em menor escala (30%), são Campo Verde, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Todos têm a característica de semear o grão logo após a colheita da soja, que foi plantada antecipadamente em relação às demais regiões de lavouras do Estado.
 
De acordo com a analista da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Franciele Dal’Maso, o clima está contribuindo para o andamento da colheita da soja, o que facilita para o plantio do milho. “As pancadas de chuva, embora deixem o tempo úmido, possibilitam a retirada do grão sem problemas de qualidade. Isso propicia o cultivo do milho de segunda safra com rapidez”, explicou.
 
A analista também lembrou que houve atraso para o início do plantio da soja, em função do período de 20 dias sem chuvas no ano passado. O fato provocou a semeadura tardia do grão e, em consequência, a do milho. “A janela ideal para semeadura do milho é no período entre 20 e 25 de fevereiro, conforme o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Depois disso, é arriscado”, finalizou.

 

Fonte: