Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

23/02/2015

Associação dos Produtores de Sementes de MT realiza plantão pós-colheita

Com o início da colheita de cultivares de soja super precoce a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) implanta o sistema de plantão pré-colheita. O qual consiste no atendimento em horário especial, das 6h às 21h30, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados de 18h às 21h30 para recebimento de amostras de sementes. Para a avaliação da qualidade das amostras entregues ao laboratório, são oferecidos os testes de tetrazólio, pureza, identificação e quantificação de sementes esverdeadas, germinação, entre diversos outros.

O teste de tetrazólio (Tz) é rápido e de grande importância porque fornece informações preciosas ao produtor, além da viabilidade das sementes, o mesmo informa sobre o vigor e ainda identifica os possíveis problemas que afetam o desempenho das sementes, tais como, danos mecânico, por umidade e percevejo.

Com os resultados dos testes o produtor terá condições (ferramentas) para decidir sobre o destino de sua lavoura, se a soja será beneficiada como semente ou vendida como grão. Com o plantão pré-colheita, os resultados dos testes poderão sair no mesmo dia, dependendo do horário de entrada da amostra no laboratório.

Segundo a gerente técnica do Laboratório de Análise de Sementes da Aprosmat, Maria Cecília de Moraes Carvalho, o plantão vai até o final da colheita que está previsto para o mês de abril. “A finalidade do plantão é facilitar a vida dos produtores, muitas vezes devido às distâncias das propriedades com a sede da Aprosmat, as amostras não chegam a tempo”, afirmou, através da assessoria.

 

Fonte: