Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

26/02/2015

Famato e ABCZ apresentam Pró-Genética ao governo do MT

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação de Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) apresentaram o Pró-Genética, Programa de Melhoramento Genético do rebanho bovino brasileiro, ao secretário Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Suelme Fernandes. A intenção das entidades é fechar uma parceria com o governo do Estado visando a maior abrangência do programa.

Criado há oito anos, o Pró-Genética tem o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e de leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), proporcionando ao pequeno e médio produtor rural possibilidades de aumento de renda através do aumento da produtividade.

"Em Minas Gerais, onde o programa foi concebido, nós contamos com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e órgãos ligados a ela, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG). A secretaria dá toda assistência na realização dos eventos e os técnicos da Emater levam ao produtor informações sobre o programa e a importância do uso de touros PO. É essa mesma parceria que queremos ter em Mato Grosso", explica o gerente da ABCZ Mato Grosso, André Luiz Borges.

Para o secretário da Seaf, Suelme Fernandes, o programa vem ao encontro dos objetivos da pasta. "O nosso desafio é grande, queremos com ações práticas garantir mais infraestrutura, assistência técnica e tecnológica aos produtores familiares e a chegada da informação. O Pró-Genética atende nossas expectativas principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da bacia leiteira em Mato Grosso, que é um dos focos de atuação desta secretaria, sem deixar de lado o rebanho de gado de corte", pontua Fernandes.

Em Mato Grosso, Alta Floresta é um dos municípios que já está com a feira do Pró-Genética agendada. O evento será nos dias 17 e 18 de julho. "Nossa região é forte em pecuária, entretanto os pequenos produtores ainda têm uma carência muito grande em relação ao melhoramento genético. O Pró-Genética é uma forma de suprir essa necessidade", disse o presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Celso Bevilaqua.

Representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), da superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso (Mapa) e da Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB/MT) também participaram da reunião.

 

Fonte: